domingo, 29 de março de 2009

DOIS CIGANINHOS





         Sede de sentido. É o título de um pequeno caderno – Ed. Quadrante - do Prof. Viktor Frankl, fundador da Logoterapia. Trata, obviamente, do sentido que “damos” à vida, especialmente à nossa vida. Diz ele que o sentido de nossas vidas não pode ser “dado”, mas somente encontrado. Não podemos criar um sentido, é preciso descobri-lo. Relaciona essa procura e descoberta com a felicidade. Ela – a felicidade - não é algo diretamente conquistado, e sim uma conseqüência dessa descoberta. Se encontrarmos o sentido, receberemos a felicidade como um efeito, um resultado desse encontro.
         Segundo Frankl há três experiências fundamentais para que isso aconteça: o amor a alguém, o serviço a um ideal e a aceitação do sofrimento inevitável em nome de algo maior. Olhando para essas três dimensões podemos chegar a uma conclusão: a felicidade, então, está... no outro. Não está em mim. Não está no ego. Não está no egoísmo. Está no outro. Talvez seja essa a grande conversão: do egoísmo para o amor. Não dessa para aquela religião, mas da conversão de um movimento interior centrípeto, voltado para si mesmo, para um movimento centrífugo, que foge do próprio centro e vai em direção ao outro.
         Disse isso por causa do Natal que se aproxima. È comum falar e escutar com saudosismo: perdeu-se o verdadeiro sentido do Natal... Como se nós nada tivéssemos com isso! Não estimulássemos esse consumismo desenfreado! Não contribuíssemos para a troca dos valores evangélicos por cifrões! Não fossemos, tantas vezes, avaros e pouco generosos... Culpados ou não, perdeu-se o sentido do Natal e é preciso reencontrá-lo.
         E o que o título desse pequeno artigo tem a ver com isso? Leia essa singela história que a seguir transcrevo e entenderás. Ela foi narrada por Urteaga e fala-nos de dois ciganinhos, um de dez anos, outro de cinco, famintos que, depois de várias tentativas, conseguem algum alimento: um pote de leite. Aqui começa o diálogo:
- Senta-te. Primeiro bebo eu e depois bebes tu.
         Dizia aquilo com ar de Imperador. O menorzinho olhava para ele, com seus dentes brancos, a boca semi-aberta, mexendo a ponta da língua.
         Eu, como um tolo, contemplava a cena. Se vísseis o mais velho olhando de viés para o pequenino! Leva o pote à boca e, fazendo gesto de beber, aperta fortemente os lábios para que por eles não penetre uma só gota de leite. Depois, estendendo o vasilhame, diz ao irmão:
- Agora é a tua vez. Só um pouco.
         E o irmãozinho sorve fortemente.
- Agora eu.
         Leva o pote já meio vazio à boca, e não bebe.
-Agora tu. Agora eu... Agora tu... Agora eu...
         E depois de três, quatro, cinco, seis goles, o menorzinho de cabelo encaracolado, barrigudinho, com camisa de fora, esgota  o leite. Esses “agora tu”, “agora eu” encheram-me os olhos de água! É assim...que temos de nos amar.”
         Jesus nasceu em Belém, que quer dizer “Casa do Pão”, lugar apropriado para nascer o Pão da Vida, Aquele que se faz alimento para nós. Sejamos também “alimento e vida” para nossos irmãos e, quem sabe, descobriremos o verdadeiro sentido de viver. O verdadeiro sentido do Natal.

         Feliz “redescoberta” do Natal!

Saulo Soares


4 comentários:

  1. Oi Saulo,lindo e verdadeiro o seu texto!Lembrou-me um texto que li sobre por que buscar a libertação do sofrimento(segue o link) "http://www.jornaldoempreendedor.com.br/empreendedorismo-na-web/novidades-pela-net/por-que-buscar-a-libertacao-do-sofrimento".
    Tenho fé que cada um de nós, no seu trabalho, no dia a dia, nas nossas relações,possamos ser um multiplicador de todos os ensinamentos que Cristo nos deixou e assim possamos contribuir para o resgate dos verdadeiros valores da vida! Obrigada! Um abraço!
    Leninha Borges Soares

    ResponderExcluir
  2. Saulo fantástico o texto. Neste Natal, mais precisamente, dia 24, estive com dois sobrinhos em lugares de mta pobreza de nosso município para distribuir presentes às crianças, como todos os anos esse sobrinho gosta de fazer como agradecimento a Deus de seu emprego. Um triste realidade desconhecida por mtos de nós piraienses. Um gesto simples que representa tanto para essas pessoas.E o mais importante, são pessoas que demonstram alegria e união na simplicidade, no estar juntos. Obrigada por me proporcionar mais um momento de reflexão e buscar meu renascer a cada dia como pessoa melhor. Um Novo Ano de mtas alegrias pra vc e tda sua família. Abçs Daisy

    ResponderExcluir
  3. Saulo muito bom, fique emocionado e feliz ao mesmo tempo, valores como este não estão perdidos, só precisam ser despertados nas pessoas, e é muito bom saber que vc faz parte desta comunidade que tem muitas pessoas com este sentimento, um abraço forte para vc sua família e que DEUS continue iluminando sua vida,Feliz 2012 Jefferson

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o texto. Obrigado.