domingo, 18 de julho de 2010

GRANDE ENCONTRO DE SARAMAGO


Confesso que não gostava muito de Saramago. Achava-o arrogante. Não falo de seu estilo literário. Não li Saramago. Não o fiz por pura antipatia à sua pessoa. Dele apenas vi o filme inspirado em seu livro “Ensaio sobre a cegueira”, dirigido pelo brasileiro Fernando Meireles. Muito bom. Poderia até ter me animado a lê-lo, mas não.
Bom, ele morreu. Sabemos que ele se dizia ateu. Porém, não havia lido também esta frase atribuída a ele: “Não sou um ateu total. Todos os dias procuro encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não encontro.” O que traz essa frase de diferente e animador: o “infelizmente”. Dizer “infelizmente” denota que gostaríamos que houvesse um outro desfecho que não esse. Entristecer-se por não encontrar um sinal de Deus, demonstra o real desejo de encontrá-lo. Santo Agostinho também tem uma frase: “Nada estará perdido enquanto estivermos em busca.” Isso vale para Saramago e sua busca diária.
Fui adiante na leitura das frases do autor e deparei-me com algumas bastantes interessantes. Refletem um pouco quem era Saramago, quem era “o homem atrás daqueles óculos”. Eis aqui algumas delas:

“Cada dia traz sua alegria e sua pena, e também sua lição proveitosa.”

O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas."

“Sempre chega a hora em que descobrimos que sabíamos muito mais do que antes julgávamos.”

“Há situações na vida em que já tanto nos dá perder por dez como perder por cem, o que queremos é conhecer rapidamente a última soma do desastre, para depois, se tal for possível, não voltarmos a pensar mais no assunto.”

“Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia a mais.”

Há uns dias atrás foi o último para Saramago aqui conosco. Mas talvez tenha sido também o primeiro, novo e diferente dia que para ele nasceu. Talvez a sua busca tenha encontrado um fim, o seu cansaço, um descanso; e suas dúvidas, respostas. Talvez tenha chegado para ele a hora da descoberta que sabia muito mais do que julgava.

Grande abraço,

Um comentário:

  1. O que falta hoje em dia nas pessoas é a busca de um DEUS em suas vidas, mesmo que com períodos um pouco distante, mas precisamos buscar sempre, pois nada na vida tem valor, se não tivermos um DEUS vivo dentro de nós.
    Muitos perderam essa cultura ( uma religião) ou até mesmo a fé.
    Abraços!
    Lena

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o texto. Obrigado.