domingo, 18 de julho de 2010

A CALMA


Perdemos a calma. E com ela – permita-me – a alma tranqüila. É de Renato Teixeira o belo verso: “A calma é irmã do simples e o simples resolve tudo.” Tem também aquela outra – diga-se de passagem - maravilhosa: “Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais.”
Nesses nossos tempos de fast-food, de velocidade e pressa, os dias passam, os meses passam e nós... passamos. Este ritmo acelerado demais não nos permite viver com intensidade, apenas com superficialidade. Não há mais tempo para a subjetividade, somente para a objetividade. E com tudo isso nossos valores foram mudando, nossos relacionamentos, nossas expectativas, nossa forma de ver o mundo.
É como numa viagem de trem. Se fixarmos os olhos num ponto próximo a nós, tudo passa tão ligeiro que não conseguimos distinguir a paisagem. Mas se colocarmos nosso olhar mais adiante, num horizonte mais amplo, a imagem se fixa e daí podemos enxergar mais claramente.
Quando se vive numa velocidade e ritmos tais, qualquer erro, ou desvio na rota, pode ser fatal para o desfecho final. À grandes velocidades pequenos movimentos fazem enorme diferença.
Estou para escrever sobre este assunto há tempos. Mas urgência dos dias me impediu. Não que eu considere que tudo deva ser moroso, não. Aquilo que, de alguma forma, possa facilitar a vida do homem, sem que traga más conseqüências maiores do que os seus benefícios, é válido. Falo aqui do que realmente importa. Li outro dia uma frase que achei interessante: “A vida exige mais compreensão do que conhecimento.” É disso que falo.
Sêneca me pareceu ter essa compreensão. Uma de suas frases de “Da vida feliz” (De vita beata) diz o seguinte: “Realmente não é fácil atingir a felicidade, porque, se alguém desviado do caminho se precipita para alcançá-la, fica sempre mais afastado da felicidade. Correndo em sentido contrário, a nossa própria pressa torna-se a causa de um contínuo distanciamento.”
O amor exige calma e paciência. A vida é para ser saboreada, contemplada. E não engolida.


Grande abraço,

3 comentários:

  1. calmamente vou buscando cada dia essa calma em Cristo...olhando pra Ele. Autor e consumador (graças a Deus) da FÉ!... obrigada pelo belo texto que alimenta a alma. :)

    ResponderExcluir
  2. encontrei por acaso acho que no google.
    Quem busca encontra...rsrs
    :) então...
    este Blog não tem grandes propósitos exceto o de dividir pensamentos e reflexões muito pessoais ligadas à minha fé cristã...
    eu e um irmão muito amado no Senhor trabalhamos a passos de formiguinha num outro o-cristianismo.blogspot.com...onde postamos nossas leituras, reflexões sobre a Palavra. Experimentai de tudo, retenha o bom.
    :)
    Paz!

    ResponderExcluir
  3. (Eclesiastes 9,17)

    As palavras calmas dos sábios são mais bem ouvidas que os gritos de um chefe entre insensatos


    Obrigado

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o texto. Obrigado.